Minhas divagações

Dizem que 'escrever e coçar é só começar', então vamos lá!
Criei este espaço para compartilhar um pouco as minhas reflexões sobre a vida.
Fique a vontade para interagir comigo. Bjs

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quem é você quando ninguém está olhando?



Um dia desses me pediram para fazer a reflexão da Palavra de Deus e o evangelho do dia trazia o seguinte versículo “aquele que é fiel nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, será injusto também nas grandes" (Lc 16, 10). Acho que são belas e profundas estas palavras de Jesus!

Nessa mesma semana eu conversava com uma amiga e observava seus livros na estante. Adoro livro, não posso vê-los que logo começo a folhear. Começamos a falar sobre alguns títulos ali expostos e ela me perguntou se eu conhecia um livro, cujo título era: “Quem é você, quando ninguém está olhando? Eu nunca tinha ouvido falar e confesso que fiquei curiosa. Fiquei e ainda estou refletindo até hoje sobre a pergunta-título desse livro: “quem é você, quando ninguém está olhando?” Temos dupla personalidade?! É comum as pessoas se mostrarem de uma forma e quando ocultas serem outras?

Refletir sobre a Palavra de Deus na frente de uma igreja; falar para várias pessoas numa palestra, numa reunião; estar numa sala de aula e ser referência para uma turma exercendo a função de professora; todas essas situações são extremamente imbuídas de uma responsabilidade muito grande. As pessoas que estão te ouvindo prestarão atenção nos mínimos detalhes e avaliarão suas palavras relacionando-as a sua prática, ao seu testemunho, as suas atitudes e exemplos. 

Assim é na igreja, assim é em casa, assim é na escola. E quando não tem ninguém olhando? Quem somos nós? Nesse momento que estou escrevendo o texto, qual é a minha fidelidade ao que eu prego, ao que eu ensino, ao que eu acredito, ao que eu falo?

No início do ano levei um texto para os meus alunos lerem e refletirem comigo sobre o papel deles enquanto alunos, o meu enquanto professora, a nossa postura enquanto cidadão, enquanto ser humano e o que podia mudar em relação aos outros, em relação a fazer a diferença nesse mundo. O Texto dizia que a cada 100 pessoas, apenas 5 são especiais. E nós podemos escolher qual grupo queremos pertencer. O grupo que faz de tudo para estar nos 5% ou pertencer ao resto? O resto, que hoje eu acrescento, não é fiel nas pequenas coisas. O resto que não são os mesmos quando ninguém está olhando. Os que não fazem a diferença.

Não sei se meus alunos ainda se lembram disso. Não sei se as pessoas prestaram atenção na reflexão que fiz, a luz de suas atitudes. Diante de alguns comportamentos observados, tenho refletido se faz alguma diferença estarmos na frente de algum grupo, seja ele qual for. Será que as palavras ainda tocam? Será que os livros ainda transformam vidas? Será que alguém ainda ensina algo para alguém?

3 comentários:

  1. Não tenho respostas para seus questionamentos, sequer sei se você as quer... Tão pouco sei quem sou quando ninguém está olhando, porque neste momento nem eu olho para mim mesma.

    Complexidades da vida... Vamos vivê-las?

    ResponderExcluir
  2. Algumas divagações registradas somente mesmo, meu anjo! Só para divagar mesmo, respostas não são necessárias...

    "Viver ultrapassa qualquer entendimento" não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é fantástico. Indico também o Livro "Cura e Edificação do Líder - Ed Jocum - Pr Coty

    ResponderExcluir