Dizem que 'escrever e coçar é só começar', então vamos lá! Criei este espaço para compartilhar um pouco as minhas reflexões sobre a vida. Fique a vontade para interagir comigo. Bjs
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
31 de agosto: meu níver - 'SONHO'
Sou uma pessoa sonhadora, literalmente. Sonho muito, não acordada, acordada sou muito razão às vezes, muito pé no chão. Agora dormindo, eu sonho, e como sonho! Há noites em que sonho mais de uns cinco sonhos. Uns estranhos, sem nexo; outros que remetem há algo acontecido recente comigo: sonho com cobras, se vir alguma ou falar sobre elas; sonho com alguma pessoa se pensar nela em especial; sonho com coisas relacionadas ao meu trabalho, com meus alunos – muitas vezes brigando com eles (para honrar a fama de brava). É raro não sonhar. E, sempre me lembro deles detalhadamente.
Certa vez, morei na casa de um dos meus anjos e pela manhã, contava os sonhos que eu tinha para ela. Ficava impressionada com a quantidade e a diversidade. Às vezes eu me confundia e falava: “no filme tinha uma cena...” Ela ria e dizia: “sua produção onírica é tão intensa e variada que dá até filme mesmo.”
Não tento entender os meus sonhos, pois isso nem Freud conseguiu. Apenas digo que gosto de sonhar. Acho que a minha imaginação viaja através dos meus sonhos. O sonho para mim é isso: o lado fantasioso da vida.
Não só a minha produção variada de sonhos dá um filme. Penso que a vida de cada um dá um belo roteiro de filme.
Hoje é meu aniversário. E como me escreveu uma amiga “é um dia de reflexão, de retrospectiva”. Tive apenas alguns pequenos momentos de reflexão. Somente agora pude parar para escrever esse texto e pensar, por exemplo, sobre o que escrever relacionado a sonho, tema escolhido para o dia “D”.
Ao contrário de muitos outros aniversários não farei nenhum pedido especial ao Papai do Céu. Não vou buscar os sonhos ainda não realizados e reafirmá-los. Não vou pensar no que quero para o próximo ano. Não quero. Quero deixar que Deus conduza os meus sonhos. Quero que os sonhos de Deus sejam os meus sonhos. Faço da música OS SONHOS DE DEUS, minhas palavras, minha prece hoje:
Os sonhos de Deus, são maiores que os meus, / Ele vai fazer o melhor por mim,
Ele vai além do que eu posso ver / Ele faz o que eu não posso fazer Deus vai cumprindo os seus planos em mim
Ele vai fazer o que lhe atrai / Sou pequena e falha, mas Ele é Deus
Ele só faz o melhor pelos seus Acredito sim, que Deus vai fazer / O impossível em meu viver Apesar das circunstâncias, / Apesar das provações,
Apesar dos espinhos / Eu acredito, eu acredito
Que Deus vai fazer o impossível / Em meu viver. ‘...Esse é meu sonho!!’
."Aprendemos a voar como os pássaros, aprendemos a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos"
Martin Luther King
Faço delas minhas palavras...
Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.
Como venho dizendo nos últimos dias: que todos os seus sonhos se realizem! Mas para isso precisa voltar a sonhar... então sonhe e viva. Seja feliz!
ResponderExcluir